
Você já se perguntou por que algumas empresas simplesmente desaparecem mesmo tendo um ótimo produto, serviço ou ideia? Você já questionou qual a diferença entre sucesso e fracasso empresarial? Para ambas as perguntas, a resposta é Gestão!
Por que as empresas morrem?
Você provavelmente já ouviu e leu diversas vezes que a taxa de mortalidade das empresas é bastante alta. Segundo estudos realizados pelo SEBRAE quando analisamos as taxas de sobrevivência das empresas, excluindo as empresas tipo MEI (Microempreendedor Individual), o último levantamento realizado (2016) aponta que apenas 58% das empresas com até 2 anos consegue sobreviver. Acesse o relatório completo aqui.
As causas fundamentalmente estão ligadas à gestão. Exatamente por isso, neste artigo iremos falar sobre ela. É comum que os CEO’s e Fundadores tenham dúvida sobre qual modelo de gestão a ser adotado, principalmente levando-se em consideração o tamanho e cultura da sua empresa. São várias possibilidades que podem ser adotadas. Um bom livro que podemos indicar para que você possa se aprofundar sobre os principais modelos, suas características e desafios é o Safari de Estratégia do autor Henry Mintzberg. Acesse aqui a oferta deste livro na Amazon.
Quais são os estágios do fracasso de uma empresa?
Independentemente da estratégia que sua organização irá adotar, em todas as alternativas, o que há em comum é a gestão. E é sobre ela que iremos falar um pouco mais. Sem gestão efetiva, com foco em resultado, controle forte na gestão de custos, metas e indicadores bem definidos, nenhuma empresa consegue sobreviver. Seja ela uma gigante de 150 anos com milhares de funcionários pelo mundo ou uma Startup que está dando seus primeiros passos. Ideias revolucionárias, produtos altamente qualificados e serviços de extrema qualidade simplesmente não suportam a falta ou a má gestão.
Em outro best seller, Como as Gigantes Caem, o autor Jim Collins enumera os 5 estágios do declínio de uma empresa:
- Excesso de Confiança Originado pelo Sucesso: o sucesso do passado não é garantia do sucesso no futuro. Busque sempre a melhoria contínua. O modelo de ontem pode não servir mais amanhã.
- Busca Indisciplinada pelo Crescimento: quando a organização tem um crescimento muito rápido, desordenado e sem as pessoas certas nos lugares certos, seu futuro estará em risco.
- Negação do Risco: as empresas tendem a não enxergar os riscos. Atribuem seu mau desempenho à fatores como problemas de mercado, crises, concorrência ou azar e não procuram entender o que de fato está acontecendo.
- Corrida pela Salvação: quando a situação é grave, as empresas tendem a buscar soluções mágicas. Estratégias ousadas e não testadas, mudanças radicais e consultorias salvadoras. Geralmente, os resultados iniciais parecem bons, mas nunca se sustentam e pioram a situação.
- Irrelevância ou Morte: é o momento final. O valor da empresa já acabou, os melhores profissionais já foram para outras empresas e resta pouco ou quase nada do que um dia já foi uma organização.
Para se manter vivo: foque na Gestão e mantenha uma cultura aberta
Em todos os estágios acima, o ponto em comum é a GESTÃO. Ou principalmente a falta dela. A falta de um olhar mais crítico, de uma cultura mais aberta, a falta de humildade em reconhecer que a gestão atual falhou e precisa mudar. Todos estes comportamentos irão impactar fortemente o resultado da organização.
Em última instância, o que leva uma empresa de qualquer tamanho ao fracasso é um conjunto de fatores que envolvem a gestão: falta de metas e indicadores, falta de planejamento, falta de gestão de resultados e custos, escolha errada de pessoas para cargos de liderança e não menos importante, a cultura da soberba, ou seja, “fomos bons no passado, somos bons no presente e seremos bons no futuro”.
Em um mercado extremamente V.U.C.A. (volátil (volatility), incerto (uncertainty), complexo (complexity) e ambiguo (ambiguity)), crer que sua empresa conseguirá entregar os mesmos resultados do passado sem melhorar a gestão e inovação é no mínimo temeroso.
Convidamos você a pensar nisto: O que sua gestão atual tem feito para gerar melhor resultado, mais valor e se destacar no mercado em que atua?